loader image

O que é Cultura Organizacional e como ela pode impactar no sucesso de uma empresa?

Um ambiente saudável que incentive o bem-estar entre as pessoas, proporcione o desenvolvimento contínuo da  empresa e retenha talentos para trazer os melhores resultados ao negócio, são reflexos das organizações mais inspiradoras do mercado! Então qual o “segredo” dessas empresas e o porquê elas conseguem promover crescimento, em meio a tantos desafios, sem mudar sua essência ?

A resposta correta para essa indagação está no desenvolvimento de uma cultura organizacional forte como um diferencial competitivo! Mas para isso é preciso, antes de tudo,  compreender melhor sobre seu conceito e como aplicá-la em sua empresa.

As bases que sustentam o conceito de cultura organizacional (também chamada de cultura empresarial ou corporativa) mais difundido são dadas pelo autor, escritor e filósofo Charles Handy (1978) que definiu os tipos de culturas organizacionais em quatro modelos. Em síntese, a cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, princípios, valores e comportamentos compartilhados, por essência, por TODAS as pessoas da empresa.

Trata-se, portanto, de uma “bússola” que guia a organização na condução de seu negócio, independentemente do grau de desafio ou perspectiva apresentada ao cenário do seu negócio. É ela quem guia as decisões e prepara a empresa para o futuro. Dessa forma é imprescindível entender a cultura organizacional como reflexo da ética e da moral demonstradas, de forma natural, pela organização. Portanto sua empresa não tem uma cultura. Ela é a cultura!

Porém existem significativas diferenças entre clima e cultura organizacional que merecem ser melhor compreendidas.  Enquanto a cultura organizacional remete-se a uma bússola, o clima organizacional é uma espécie de “termômetro” que mede o nível de satisfação dos colaboradores na empresa em todos os seus aspectos: estrutura física, equipamentos, tecnologia, plano de carreira, entre outros fatores.

Por apresentar um alinhamento moral, comportamental e ético, a cultura demonstra TODOS que se envolvem de alguma forma com a organização (colaboradores, fornecedores, investidores…) quais são as expectativas da empresa e qual a sua forma de agir, tudo sem menosprezar as características individuais e respeitar o posicionamento de cada um. Como resultado, a empresa estabelece um ambiente mais produtivo, engajador, saudável e ao mesmo tempo competitivo entre os colaboradores, atraindo e desenvolvendo potenciais talentos, estabelecendo processos ágeis de trabalho, foco nos resultados, além de desenvolver à satisfação e fidelização dos clientes.

Mas um grande desafio, nesse sentido, é tirar do papel esse conceito e colocá-lo em prática com comportamentos e valores compartilhados por todos os colaboradores da empresa. Por isso, é muito importante monitorar se a cultura existe apenas no papel, ou seja, gerando comportamentos e práticas indesejadas que não contribuem em nada para os objetivos da empresa.

Seja a sua empresa de porte pequeno, médio ou grande, olhar para a cultura é garantir consistência no crescimento da organização, sem perder de vista os valores, princípios e comportamentos nas quais alicerçaram o caminho e a fizeram chegar até aqui, além de construir os próximos passos que sua empresa precisa trilhar.

Agora que você já sabe o que é cultura organizacional e seu papel imprescindível para que sua empresa se mantenha competitiva no mercado por meio dos melhores índices de produtividade, que tal se aprofundar mais no tema e conhecer uma a proposta de transformação para o seu negócio?

Publicado por:

Postado em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Outros artigos