loader image

A INOVAÇÃO AO ALCANCE DO SEU NEGÓCIO

A inovação tem sido um tema bastante debatido e explorado como ponto fundamental de sobrevivência nesse novo mercado. Com o isolamento social, inovar, que por muitos ainda era visto como algo “a mais”, ganhou caráter de urgência.

Inúmeras organizações migraram para o meio digital, e para se destacar entre tantas, é crucial entregar muito mais do que o modelo básico de negócio prevê. Porém, não se desespere, uma empresa com um bom planejamento estratégico consegue se adaptar e sobreviver a crises e mudanças.

O cliente, assim como o mercado, tornou-se mais exigente com o tipo de produto e local que consome, a cobrança pelo diferencial para fidelizar o público faz a diferença entre fechar as portas ou continuar firme no mercado. Com novos modelos de negócio surgindo, os clientes estão mais abertos a novos processos, serviços e produtos. Consequentemente, chegou a hora de criar estratégias e pensar fora da caixa.

Mas o que é inovação? Muitos defendem que inovar é criar algo do zero, algo que ninguém fez até hoje. Sim, isso também é inovar, mas o conceito vai além. Inovação também é dar uma nova função a algo que existe, pensar em formas novas de se resolver determinado problema, modificar a cultura da empresa de forma a trazer benefícios aos colaboradores e uma melhora no processo.

Uma coisa é certa: qualquer pessoa ou empresa pode inovar, basta investir tempo e conhecimento e para isso, a organização interna é peça-chave. 

E agora que já conhecemos o que é inovar, chegou a hora de entender na prática como incluir a inovação no negócio:

A primeira ação que é entendê-la e implementá-la como cultura da própria empresa. Sua equipe de colaboradores é composta por diversas competências, e ter um ambiente de trabalho acolhedor, aberto à opiniões e novas ideias, permite uma equipe bem engajada à encontrar soluções para a organização. Dessa forma, o empreendimento crescerá com uma nova visão, essa que é encorajada desde a diretoria. 

O segundo ponto é diferenciar criatividade de inovação. São conceitos diferentes, mas ambos caminham de mãos dadas, pois toda inovação parte de um processo criativo. A criatividade existe como uma habilidade que o nosso cérebro tem de conceber ideias e formar pensamentos que costumam fugir de padrões. Já a inovação está mais ligada à ação, acontece quando a ideia é colocada em prática.

Dessa forma, olhar as coisas de forma diferente, sem ficar preso às regras e normas, são derivados da criatividade, fazendo com que os profissionais pensem fora da caixa.

Para ajudar na prática:

Segue uma lista com boas práticas a serem aplicadas aos poucos na sua empresa, que nortearão o seu caminho em busca do crescimento e da inovação. Confira!

Estimule o trabalho em equipe

Várias cabeças pensam melhor que uma, então estimule os colaboradores a trabalharem juntos. A empresa cresce quando a equipe cresce junta, e é papel do gestor mostrar que juntos irão mais longe.

Experimente novas abordagens

Evite a palavra “não” logo que uma ideia for apresentada. Dessa forma você não cria barreiras e incentiva que mais ideias continuem surgindo e sendo aperfeiçoadas.

Mantenha-se atualizado

Busque informações sobre sua concorrência, variações do mercado, mudanças no hábito do consumidor. São essas informações que vão manter você, gestor/gestora, sempre à frente do que está por vir.

Objetivos claros e mensuráveis

Tenha metas e objetivos, não adianta inovar sem ter um lugar onde se deseja chegar. Gerar Leads com um objetivo em mente, e depois mensurar os resultados das campanhas, vai te dar a real situação do que acontece com o seu negócio.

Defina metas para cada setor

Coloque metas para o setor e distribua tarefas para cada colaborador do setor, dessa forma você induz a equipe a procurar soluções inovadoras para concluir as metas.

Aceite que errar faz parte do processo

Na realidade, errar é ainda mais educativo que apenas acertar. Não esqueça que inovação requer coragem, então deixe o medo de lado e coloque suas ideias em prática para serem validadas. Se deu errado, volte alguns passos atrás e corrija para tentar novamente. Você e seus colaboradores ganharão mais conhecimentos a cada tentativa!

Nós da K&M Group, investimos na inovação e incentivamos toda a equipe a contribuir com ideias que irão fortalecer a empresa, e além do trabalho interno, levamos a experiência e nossa proximidade a novas ideias para nossos clientes. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso método de trabalho.

Publicado por:

Postado em:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Outros artigos